AÇÃO SOCIAL

Militares da FAB entregam doações a mulheres em vulnerabilidade social

Em uma ação da GUARNAE-RF, mais de 300 pacotes de absorventes íntimos foram entregues na Comunidade do Jordão, em Recife (PE)
Publicada em: 13/04/2023 15:10
Imprimir
Fonte: II COMAR, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea

A Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) realizou, no dia 05/04, a entrega de mais de 300 pacotes de absorventes íntimos para mulheres em vulnerabilidade social da Comunidade do Alto da Jaqueira, Jordão, Zona Sul do Recife (PE). As doações foram arrecadadas durante o mês de março pelas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) na capital pernambucana, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A ação foi idealizada pela Assessoria de Serviço Social do Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF) e atendeu cerca de 140 famílias da comunidade.

"Com esta campanha, procuramos chamar a atenção para a realidade dessas mulheres que não têm condições de comprar absorventes. Em enquete realizada pelo UNICEF, 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação, e 73% sentiram constrangimento nesses ambientes. Foi pensando em contribuir para a redução dessas estatísticas que a GUARNAE-RF encampou a luta pela sensibilização do seu efetivo quanto ao tema nessa campanha", destacou a Tenente de Serviço Social Julyane Christiny Matias Patrício dos Santos.

Além do bairro do Jordão, as doações também foram entregues a adolescentes participantes do Projeto Esquadrão Asa Branca, que promove atividades de caráter socioeducativo para adolescentes em jornada complementar à escola, cujo objetivo é proporcionar experiências favoráveis ao desenvolvimento de habilidades e reduzir o risco social. O público-alvo são adolescentes com idade entre 14 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social, que residem no entorno das Organizações Militares da GUARNAE-RF.

“Aproveitamos o mês de março, com o Dia Internacional da Mulher, para intervir em algo que afeta milhares de mulheres através não só da arrecadação, mas também da conscientização sobre o tema. Foi muito gratificante constatar a mobilização da família militar para levar dignidade e atenuar qualquer impacto de algo natural na vida profissional ou escolar dessa população”, descreveu o Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), cerca de 700 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em casa. Mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

"Nós temos aproximadamente 7 mil pessoas nessa comunidade e, nessa ação, atendemos cerca de 140 famílias. Essa parceria com a FAB é muito importante para essa população carente, que é localizada bem próxima às Organizações Militares. Hoje, muitas dessas mulheres têm dificuldades financeiras para adquirir absorventes e essa ajuda traz dignidade a elas", disse o Presidente do Conselho de Moradores da Comunidade do Alto da Jaqueira, Valdir Pereira dos Santos. 

Fotos: Tenente Felipe Bueno / II COMAR